Olá! Depois de quase um mês, estamos aqui novamente para glória de Deus! Sexta passada, Deus me confirmou através de algumas passagens bíblicas sobre o SILÊNCIO... e quando eu estava orando e escrevendo algumas coisas em minha agenda, percebi que tinha a seguinte informação no dia 07/05: "Dia do silêncio", fiquei olhando e quando vi mais abaixo no domingo dia 08/05 percebi que estava lá informando ser o "dia da vitória"! Se você tem agenda que tem datas comemorativas para todo tipo de coisa, você pode ir lá conferir! Ainda em oração, o Espírito de Deus me falou: "A vitória vem depois do SILÊNCIO".
Tenho aprendido que duas palavras andam bem juntas: ESPERAR e SILÊNCIO. Em Lm 3:26 diz: "Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor", ou seja, esperar em silêncio o livramento de Deus. Muitas vezes quando abrimos nossas bocas atrapalhamos o trabalhar de Deus. É verdade que é difícil ficar calado em situações em que você está sendo caluniado, julgado, você quer logo se defender, mas não é isso que a Palavra ensina, a Palavra nos ensina que temos um Advogado justo, e se nós advogamos a nossa causa, não estamos deixando que Ele advogue. No mesmo livro de lamentações, mais adiante diz: "Dê a face ao que fere e farte-se de afronta"...vocês já pararam para refletir em: "FARTE-SE de AFRONTA"... fico imaginando Jesus, na Sua divindade, Ele Onisciente, conhecia o sentimento e intenções de cada um, Ele é o nosso maior exemplo...Como um cordeiro mudo, foi levado ao matadouro...antes de ser cruxificado, foi questionado pelo sumo sacerdote, que disse: Não respondes coisa alguma ao que estes depõem contra ti? No vers. seguinte diz: "E Jesus porém, guardava SILÊNCIO...e insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te, pelo Deus vivo que nos diga se tu é o Cristo, o Filho de Deus. Percebam a resposta de Jesus: "Tu o disseste; digo-vos porém que vereis em breve o Filho do Homem assentado à direita do Todo Poderoso e vindo sobre as nuvens". Depois de Jesus relatar a verdade que aconteceria, o sumo sacerdote, achou que Ele estivesse blasfemando, e julgaram que Ele era réu de morte...Então cuspiram o rosto de Jesus, lhe deram murros e outros o esbofeteavam, dizendo: "Profetiza-nos, Cristo, quem é o que te bateu"...(Mt 26.62:68). Paremos pra pensar um pouco, lemos que Jesus apanhou, foi cuspido, o próprio Deus, que tinha poder de abrir a boca e falar todas as verdades, de matar todos ali com o Seu poder! Mas Ele como um cordeiro mudo foi levado ao matadouro! Jesus suportou afrontas terríveis, calúnias,Ele é o maior exemplo de mansidão e de vida focada no propósito de Deus, exemplo de aflição e paciência. Se de fatos queremos cumprir o propósito de Deus para as nossas vidas, precisamos aprender com Cristo. Somos chamados para sermos imitadores dEle, para seguirmos os Seus passos, certamente nessa jornada iremos enfrentar calúnias, perseguições, e se não tivermos em nós o carácter de Cristo não conseguiremos passar por onde Ele passou! E vale lembrar que Ele passou primeiro, Ele vai na frente, levando as maiores pedradas, nos protegendo com Sua forte mão!
Quando falo no silêncio, não quero dizer que isso não vá doer, as vezes pode até parecer que está se agravando a dor...parece doer menos quando a carne desabafa e fala umas "boas verdades", mas não devemos andar conforme a carne. O salmista escreveu no Salmo 39: "Com silêncio fiquei como mudo, calava-me mesmo a cerca do bem, mas a minha dor se agravou", mais na frente ele continua: "Agora, pois Senhor, que espero eu? A minha esperança está em Ti". A nossa esperança, a nossa defesa, o nosso livramento está em Deus!
Falar de silêncio também me faz lembrar de outros aspectos, como guardar em silêncio o que Deus tem nos revelado, o trabalhar de Deus no silêncio...Lembrei agora, da pregação que ouvi na última vigília, falava que Deus viu que não era bom Adão estar só, 1º Deus vê a tua necessidade; em seguida Ele se levanta para trabalhar a teu favor, Ele age! Deus fez com que Adão dormisse um sono profundo, não foi opção de Adão dormir, Deus quem o fez dormir...é nesse ponto que quero falar, no sono profundo, para Adão nada parecia estar acontecendo, Adão dormindo estava em silêncio, Adão não estava vendo Deus trabalhar, e as vezes passamos por esse "sono profundo", que também podemos chamar de deserto, onde não vemos Deus trabalhar...mas Deus está trabalhando, e para que não atrapalhemos o Seu trabalhar Ele nos manda fechar a boca, e Ele também fica em silêncio .. até mesmo para nos fazer uma surpresa. Quando se faz uma festa surpresa, e se fala muito a respeito dela, acabam descobrindo e estraga a surpresa não é assim?? Mas se planejamos tudo em silêncio, vamos ver a felicidade estampada no rosto de quem recebeu a surpresa! Espere com paciência, Deus está trabalhando! Ele vai te surpreender... (Is 64:4)
No deserto é melhor calar...a nossa língua é um instrumento perigoso, muitos abriram a boca no deserto para murmurar, e não alcançaram a terra prometida, para falar mal do irmão e ser ferida (Miriam)! Temos que ter CUIDADO, pois de uma mesma fonte não pode sair água doce e amarga. Não tem como falar de língua e não lembrar do livro de Tiago no capítulo 3 que fala sobre o tropeço na palavra! Medite, basta clicar: Tg 3 . Tem um provérbio que diz: No muito falar há transgressão e no pouco falar há prudência!
Por fim gostaria de citar apenas uma passagem, que se encontra em Mc 9...Jesus chamou 3 discípulos em particular e transfigurou-se diante deles...que experiência gloriosa proporcionada a Pedro, João e Tiago, será que eles não tiveram vontade de descer do monte e sair correndo para contar aos outros a cerca da glória que tinham presenciado??? Mas o que Jesus ORDENOU a eles?? QUE A NINGUÉM CONTASSEM o que tinha visto, até que o Filho do Homem ressuscitasse dos mortos. Quando Deus nos chama para um particular...é só entre a gente e Ele! Nosso melhor amigo quer ter segredos conosco...Então a advertência de Deus é : SILÊNCIO! Psiuuuu....