quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Não se apoie em seu próprio entendimento, confia em Deus

"Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos, pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz. Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração. Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação. Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e aparta-te do mal. Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos". Provérbios 3.1-8

Não se apoie no seu próprio entendimento! Como Deus nos ensina nesse provérbio. O homem tem uma visão muito limitada e Deus vê muito mais além do que nós vemos. Quando nos apoiamos nos nossos entendimentos é um perigo, além de limitados, somos também falho, nosso coração é enganoso, e em Is 55.8 diz  "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos".
 Na escola dominical estudamos sobre a ascensão de Cristo, e gostei de uma frase da lição 2 que diz: "Aos que buscavam a libertação de um país, o Rei dos reis entrega, como herança, todas as nações da terra". Aqui mostra como os discípulos, judeus, estavam enxergando através de uma visão limitada, os judeus pensavam que o Messias viria para reinar em Israel, sentar no trono de Davi, dar vitória sobre as nações inimigas, mas Jesus vai além, são todas as nações como herança, e o Reino de Cristo, é um Reino eterno! Atos 1. Como Deus vai além do que pensamos. Em Ef 3.20, diz que Ele é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.
Deus conhece o passado, presente e futuro, Ele é onisciente, sabe das intenções, pensamentos, e o que é maravilhoso Ele controla TUDO, então pode haver algo melhor do que entregar, confiar, nossos caminhos para que Ele dirija? Estou tendo como guia um Deus Poderoso e conhecedor de todas as coisas! Ontem ouvi uma pregação sobre o que Moisés pediu a Deus, para que Deus guiasse pelos Seus caminhos, para que tivesse a Sua presença, e para que Ele visse a Sua glória, Moisés queria ser guiado por Deus, e Deus assim concedeu, guiou o povo por onde devia andar, revelou seus mandamentos, foi cuidando do povo no deserto,  "E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho..." Ex 13.21, a partir do vers.17, mostra como Deus guiou o povo ao sair do Egito. é interessante ler o livro de Êxodo, pois vemos como Deus guiou Moisés. Várias passagens da Bíblia fala sobre o Espírito de Deus que nos guia, no Salmo 139, Davi reconhece e exalta a Deus, pela Sua grandeza, diz "quão preciosos são pra mim, ó Deus os teus pensamentos... e ele finaliza dizendo: " Vê se há em mim algum caminho mal, e GUIA-ME pelo caminho eterno". Se tiver caminho mal Deus vai tirar, porém, confie e não questione como Ele irá fazer, pois muitas vezes sai da nossa lógica, do nosso entendimento, e principalmente da nossa vontade, você terá duas opções, ou você vai pela fé, confiando que Ele está no controle ou pela murmuração.
Temos o Bom Pastor, se somos de fato Suas ovelhas, devemos seguir nosso Pastor. No salmo 23 diz: "O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome."
Precisamos conhecer mais o Deus de Davi, de Moisés, precisamos deixar o Bom Pastor nos guiar, Ele sabe quando tem perigo no caminho e vai nos guiando por caminhos seguros. Davi tinha experiência com Deus, era guiado por Ele, antes de ir às guerras ele consultava ao Senhor, e Deus o guiava. Deus tem interesse em guiar, em trilhar nossos caminhos. Um salmo muito falado entre o povo de Deus é " Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará" Sl 37.5. Isso é o que Deus quer de mim e de você, que entreguemos nossos caminhos a Ele e para isso precisamos de fé, precisamos confiar nEle, renunciar o próprio entendimento e humildemente perguntar a Deus por onde devemos andar. Se você é uma pessoa insegura em relação ao seu futuro, faça isso, entregue a Deus, seu levantar, seu andar, seu deitar, sua vida, seus pensamentos, caminhos, vontades, nunca tome decisões sem antes consultar a Deus, entregue TUDO a Ele, e confie, busque a presença do Espírito Santo. Reconheça que você precisa dEle. Eu era muito insegura em relação ao meu futuro, hoje, pela graça e infinita misericórdia de Deus, não sou mais, e essa segurança não vem de mim mesma, se hoje estou segura, é porque eu sei que o pensamento de Deus a meu respeito é de paz, porque tenho comunhão com Ele, porque Ele me revelou o Seu amor, tem me revelado a Sua vontade, e principalmente porque eu procuro ser guiada por Ele, pois sei que a vitória é certa, pois Cristo nos garante essa vitória! Se você quer ser guiado por Deus, mas ainda não aceitou a Jesus como SENHOR e Salvador, aceite, dê o primeiro passo! Destaquei o SENHOR, pois, muitos querem ter Jesus como Salvador, provedor de bençãos e vitórias, mas na hora do "Senhor", não querem renunciar e obedecer. Aceite o plano de redenção, salvífico de Deus através de Cristo e verás as maravilhosas transformações na tua vida! Sentirás a verdadeira alegria, a paz, o amor que excede o nosso tão limitado entendimento!

Mais uma vez escrevo: Não se apoie em seu próprio entendimento! A sabedoria dos homens é loucura para Deus, devemos buscar a sabedoria divina, Tiago fala "Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida". Salomão falou que o princípio da sabedoria é o temor a Deus, Jó também declarou "Eis que o temor a Deus é a sabedoria, e apartar-se do mal a inteligênica". Logo, se quisermos ser sábios devemos TEMER a Deus, obedecer Seus mandamentos, direção. Gosto muito da postagem: "Mas onde se achará a sabedoria e onde está o lugar da inteligência?" Se você não leu ainda, leia:  http://envia-nos.blogspot.com/2010/09/mas-onde-se-achara-sabedoria-e-onde.html 

Em nossas orações, que lembremos sempre de pedir a Deus para nos guiar, para que Ele dirija nossas vidas, dia a dia, que Ele nos oriente nas escolhas, conforme a vontade dEle, e falo mais uma vez, NUNCA tome decisões sem a direção de Deus! Ele é vivo, e tem prazer em nos guiar! Se Deus está em silêncio, espere, persevere, busque e confie.
Sei que tenho falado muito essa passagem aqui no blog, mas me veio a mente ...Colossenses 1.9 "Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual".

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...