Esses dias tenho meditado no livro das Crônicas, agradeço a Deus, pela Sua Palavra, por Ele abrir nosso entendimento e visão para aprendermos e conhecermos mais dEle...aprendemos muito com a história de Davi! Davi verdadeiramente amava o Senhor com toda sua força e sinceridade de coração. Ele, ungido do Senhor, enfrentou diversas provações, mas constantemente estava pedindo direção a Deus, quando falhava, se quebrantava, se arrependia e cofessava seus erros e alcançava a misricórdia de Deus (Salmo 51 ; 1 Crônicas 21). Quando ele estava em sua casa, pensou, moro em casa de cedros, mas a arca do concerto do Senhor, está debaixo de cortinas, logo Natã disse a ele: "Tudo quanto tens no teu coração faze, porque Deus é contigo". Muitos pensam como Natã pensou, "Ah, Deus é comigo, então posso fazer o que está no meu coração". Deus está conosco, mas nem sempre o que está em nosso coração, é para fazermos! Foi assim com Davi, O Senhor na mesma noite apereceu a Natã e disse que não seria Davi quem edificaria o templo, mas sim seu filho Salomão. Deus o disse e pela Sua mão cumpriu!
Davi não era servo inútil, Davi se esforçava em servir ao Senhor e O tinha em primeiro lugar na sua vida...Deus fez Davi prosperar, e deu diversas vitórias a ele! Davi recebeu riquezas, porém ele não tinha seu coração nisto! A prioridade continuava a ser Deus! Ele começou a juntar para a construção do templo! Em 1 Cr 22 diz que Davi separou materias em abundância. Ele instruia seu filho Salomão, orava a Deus que Ele desse a Salomão PRUDÊNCIA e ENTENDIMENTO, para guardar a lei do Senhor, então assim ele prosperaria, se tivesse o cuidado de obedecer a Deus! É bonito como os servos faziam com zelo a obra do templo, eram detalhistas, não eram egoístas, avarentos, queriam dar o melhor para Deus...A Palavra de Deus se cumpriu, Salomão edifica o templo, mas antes de começar a contrução, Deus aparece a Salomão e diz;"Pede o que quiseres que Eu te dê"...O que você responderia? Salomão pediu SABEDORIA e ENTENDIMENTO, Deus se agradou, pois ele não pediu riquezas e glórias, nem mesmo vingança contra os inimigos...mas como Deus faz além do que pedimos ou pensamos, Ele deu a Salomão além do que tinha pedido, deu também honra, riquezas e fazendas.
A contrução do templo começa! Percebi que na Casa de Deus, havia muito ouro, e fala de "ouro finíssimo", do "mais perfeito ouro"... O Espírito Santo me lembrou que ouro para ser puro, é provado no fogo, para que saiam as impurezas, me lembrou também que na nova aliança, nós somos o templo, a habitação, morada do Senhor! E como aqueles homens se preocuparam em fazer o melhor, em usar o melhor material, material provado, assim nós devemos edificar o altar, vivendo em santidade...para sermos "o mais perfeito ouro" precisamos ser provados! Nas provações, Deus vai tirando de nós, as impurezas, o que desagrada a Ele. Dentro do templo, havia louvores, santificação, sacrifícios! Dentro de nós habita o Santíssimo! Paremos para pensar na grandeza , no privilégio de ser templo e morada do próprio Deus! Paulo exortou os crentes dizendo: " Fugi da prostituição, todo pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis, que o nosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" 1Co6.18-19.
Quando o templo está pronto, Salomão se ajoelha na presença de todo Israel e levanta as mãos para os céus e ora ao Senhor, e faz algumas petições. Ao ler o vers. 37-39 (quando pecarem contra ti,e fiquem cativos para alguma terra e lá se converterem a ti de todo coração e alma, e orarem para banda da sua terra, ouve então e perdoa...) percebi que Deus atendeu a oração na época em que o Seu povo estava cativo na Babilônia e Daniel orou para a banda de Jerusalém e Deus ouviu! Foi resposta da oração de Salomão! (Leiam 2 Crônicas 6). Deus aprova a oração, manda fogo do céu e consome o holocausto, o povo se alegra e louva porque o Senhor é BOM e a sua benignidade dura para sempre!
Deus aparece pela segunda vez a Salomão e lhe faz promessas, Ele diz que ouviu a oração, e fala uma passagem bem conhecida que diz: Se eu cerrar os céus e não houver chuva ou ordenar aos garfanhotos que consumam a terra, ou se enviar peste entre o meu povo, e SE o meu povo se HUMILHAR, ORAR, BUSCAR a minha face e se CONVERTER dos seus maus caminhos, então eu OUVIREI dos céus, PERDOAREI os seus pecados e SARAREI a sua terra. Enquanto o mundo ensina ao homem a se exaltar, Deus nos ensina a nos humilharmos, o mundo ensina auto-suficiência, e Deus querendo que nós reconheçamos que dependemos totalmente dEle, quando assim fazemos e buscamos a Ele arrependidos, Ele muda a história! Deus promete que seus olhos e ouvidos estarão atentos todos os dias a oração. Como vimos anteriormente, nós somos a casa de Deus, e olha que promessa linda : "Porque agora, ESCOLHI e SANTIFIQUEI esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente, e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração TODOS OS DIAS". Glória a Deus! Mais adiante vamos vendo que as promessas de Deus são condicionais, Ele fala, que SE andarmos diante dEle, SE guardarmos os seus estatutos, SE não nos prostarmos a outros deuses... sempre quando ouvimos a palavra "idolatria" lembramos das imagens de escultura, nas quais homens dividem a glória de Deus e busca socorro em imagens que nada podem fazer, mas também vejo como idolatria quando alguém ou alguma coisa ocupa o primeiro lugar em nossa vida! Deus está em PRIMEIRO lugar em sua vida? Quem ou o que está ocupando o lugar de Deus? Marido, riquezas, trabalho, filhos, ou será que você mesmo está ocupando este lugar? Em Lc14:26 diz: "Se alguém vier a mim e não aborrecer a seu pai, sua mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo". A palavra "aborrecer", podemos também entender como: amar menos, mas também como desagradar, ou até mesmo irritar, em algumas situações, se escolhermos ser fiéis a Deus, iremos aborrecer algumas pessoas, mas a Palavra nos diz que convém agradar mais a Deus do que aos homens. SE quisermos ver as promessas de Deus se cumprirem em nossas vidas, devemos viver diante do Senhor em santidade e obediência! Devemos submeter TODAS as áreas da nossa vida ao domínio de Deus, pois se o inimigo da nossa alma, encontrar apenas uma área da nossa vida que não esteja sob o domínio dEle, ele aloja-se nesse ponto para nos afastar de Deus! Salomão não se sujeitou a Deus em relação às mulheres, e sofreu consequências! Em Tiago fala: "Sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós" Tg4:7. Deus domina a nossa vida, quando estamos em obediência a Sua Palavra e estamos fazendo a vontade dEle, segundo o que o Seu Espírito e a Bíblia nos guia e nos ensina!
Que o Deus de Davi, de Salomão, nos dê entendimento, sabedoria, prudência, que nos ajude a nos humilharmos, a nos arrependermos, e a buscá-Lo constantemente! Que possamos nos apresentar diante dEle com coração puro e sincero! Que vivamos em santificação, avançando e não retrocedendo! Que estejamos sujeitos a Seu domínio em nossa vida profissional, afetiva, enfim ...em TODAS as áreas da nossa vida! Que sejamos o mais perfeito ouro, provados no fogo, para sermos puros, e valiosos diante de Deus e dos homens! "Senhor, exalta sobre nós a luz do Teu rosto!" Sl 4:6b
Somos escolhidos pelo Criador dos céus e da terra, para sermos vasos de honra!
"E não vos conformeis com esse mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, a agradável e perfeita vontade de Deus" Rm 12.2