"Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas...". Lendo esse versículo, surge uma pergunta: "Quais sãos as armas carnais??" Vendo a arma como um objeto de defesa e ataque, vamos entendendo melhor sobre armas carnais... eu diria que são recursos utilizados pelo homem, segundo sua sabedoria, lógica e força, mas Paulo diz que as armas da nossa milícia não são carnais! As armas carnais são frágeis e limitadas. No nosso dia a dia, muitas vezes precisamos matar gigantes, leões, precisamos derrubar muralhas, e com que armas iremos vencer? Nós cristãos vivemos em uma guerra diária contra inimigos espirituais, que estão sempre armando laços, armadilhas, para nos atingir e atingir a quem amamos, e não iremos vencê-los com habilidades e inteligência humana, com riquezas, com influências, persuasão, filosofias vãs, enfim, precisamos estar armados com armas poderosas em Deus!
O que acho interessante é que muitas vezes o nosso inimigo, se utiliza das armas humanas a seu favor e contra o homem, vou tentar ser mais clara e tomar como exemplo algumas igrejas, que muitas vezes agem com "sabedoria" e abrem as portas para influências mundanas, atrações emocionantes, copiando, tomando a forma do mundo, quando na verdade, deveria transforma-lo. Deus através de Paulo nos alerta: "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimentais qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Rm 12:2. Ninguém melhor do que o apóstolo Paulo para dizer que as armas da nossa milícia não são carnais. Fariseu, eloquente, inteligente, influente, doutor da lei, ele disse certa vez que se desfez dessas armas carnais para anunciar a Cristo crucificado, pelo poder e ação do Espírito Santo:
" E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.
E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.
A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demostração do Espírito e de poder;
Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
1 Coríntios 2:1-5.
A riqueza é uma arma carnal, uma arma forte, capaz de conquistar muitas coisas, mas diria que ela é uma arma perigosa, diria também que se não vigiarmos, o nosso inimigo também a utiliza em favor do reino das trevas. Deus nos ensine a utiliza-la com prudência e atenção, a favor do Seu Reino! A riqueza as vezes nos torna cobiçosos, avarentos e não nos deixa enxergar a nossa dependência a Deus e é muito perigoso quando o homem se acha independente! Em Ap 3:17, vemos o exemplo da igreja em Laodicéia, onde Jesus diz a essa igreja: "Como dizes:'Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta' (e não sabes que és um desgraçado, miserável, pobre, cego e nu)". Na parábola do semeador, Jesus diz: "...mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra..." Mt13:32. Quinta passada, quando esperava minha mãe fazer uma pequena cirurgia, fiquei lendo a Bíblia e li um versículo no Sl 106.15 que me chamou atenção: " E Ele lhes cumpriu o seu desejo, mas enviou magreza às suas almas". O povo de Israel, muitas vezes quando era abençoado por Deus, quando alcançava as promessas, se esquecia e se distanciava de Deus, e sua alma ia definhando... Que Deus nos guarde!
Mas já escrevi tantas coisas e não citei ainda as armas da nossa milícia! Paulo diz que tais armas são poderosas em Deus, para a destruição das fortalezas; destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo, e estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a nossa obediência! O poder de Deus destrói lógicas humanas (Js 6, 2 Cr20), abate arrogância humana (Dn 3.28-29; Dn1.13-15), uma postagem seria pouco para falar sobre cada exemplo em que constatamos isso. Bom é quando o nosso entendimento está preso à obediência de Cristo (nossos pensamentos alinhados com a vontade dEle), aí está uma arma poderosíssima: OBEDIÊNCIA a Deus! Quando temos essa arma conosco, vencemos a nós mesmos, vencemos o inimigo das nossas almas e vencemos o mundo! Quando vier pensamentos contrários à vontade de Deus, lembre que o segredo é deixá-lo preso a Cristo! Mas além da obediência gostaria de citar outras armas:
1) ORAÇÃO e LOUVOR: diria que a oração é como machado que quebra grilhões e cadeias, trazendo liberdade e libertação e o louvor, vamos chama-lo de dinamite que é ativado quando servos fieis abrem a boca para adorar ao Reis dos reis! Causa terremotos e portas são abertas, presos são libertos! Não foi assim com Paulo e Silas?! (At16:26). Josafá venceu a guerra desafiando qualquer lógica humana ao colocar cantores na frente de batalha!
3) BÍBLIA, que é a Palavra de Deus: ela traz libertação (Conhecereis a Verdade e a verdade vos libertará. Jo 8.32), é a nossa espada para vencermos tentações, falsas doutrinas e profetas, para vencermos o pecado...o próprio Jesus a utilizou quando foi levado ao deserto, "Está escrito..."4) JEJUM: É uma forma de nos humilharmos perante a Deus, reconhecendo que só Ele pode nos livrar e nos dar vitória... Esdras, Ester... e vários outros servos de Deus, venceram com essa poderosa arma. O próprio Jesus uma vez disse: "Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum" Mt17:21. Uma vida consagrada a Deus em jejum, nos dar força e poder espiritual para vencermos gigantes! Percebo nos dias de hoje que muitos não enxergam o poder dessa arma. Há anos atrás li um livro muito bom: "O poder secreto do jejum e da oração", de Mahech Chavda!! EU RECOMENDO!
6)Sangue de Jesus: Em um culto, o pastor disse que o sangue de Jesus não só tem poder, mas que o sangue de Jesus É poder! Quando Seu sangue foi vertido na cruz do Calvário, a porta da salvação foi aberta. O sangue do cordeiro quando aspergido nos umbrais das portas, protegeu o povo judeu da morte lá no Egito, sabemos que era uma figura do Cordeiro de Deus, puro, sem mácula. Há 3 anos, tive uma experiência tremenda em um assalto, estávamos eu e minha irmã, na calçada do parque 13 de maio a noite, quando veio um casal drogado de crack nos assaltar...e pra resumir, ela veio gritando e enfiou sua mão na minha bolsa, foi quando Deus abriu meus olhos espirituais, e vi o inimigo naquela mulher, usei a arma, falei: "Sangue de Jesus tem poder", a mulher parou na mesma hora, foi quando "dei o segundo tiro: Sangue de Jesus tem poder", ela imediatamente tirou a mão da minha bolsa paralisada, e quando dei o "último tiro...", ela saiu correndo, e eu sai glorificando a Deus.
Precisamos andar armados com as armas de Deus, não confiando em armas humanas! Como bíblia nunca é demais, recomendo a leitura do livro de Efésios no capítulo 6, que fala das armaduras de Deus...
Vão me desculpando o tamanho da postagem, mas depois de 4 meses sem postar, acho que estou perdoada né?! rsrs... Acredite se quiser, minha vontade era de escrever mais, rsrs... é que esse tema nos faz lembrar várias histórias bíblicas! Até a próxima postagem!
Que Deus em Cristo te abençoe poderosamente!
Com amor,
Andréa R.C.Lima