quinta-feira, 8 de março de 2012

Conservando o temor de Deus

Na terça passada (05/03), estava no hospital com meu pai, quando a tarde, recebo a ligação da dirigente me informando que eu teria a oportunidade de levar a palavra a noite no culto da campanha e mocidade... confesso que gelei na hora, e até pedi a ela que deixasse outra pessoa no gatilho, enfim, ela me deu o tema que acabou em postagem: Conservando o temor de Deus! Desligando o telefone, fui direto entrar no trono da graça e pedir misericórdia a Deus, perguntando o que Ele queria falar pra sua igreja naquela noite...
O Espírito Santo me fez pensar, "Pode alguém conservar o que não possui?" Percebi que antes de entrar no tema, precisava meditar de como alcançar o temor, para depois poder falar em conserva-lo.
A Leitura foi em Pv 2:1-5. Deus foi me mostrando que para temermos a Ele, primeiro temos que reconhecer a Sua grandeza, reconhecer que Ele é um Deus Todo Poderoso, que tem poder para ferir, sarar, matar, reviver, manda no mar, vento, criou tudo pela Sua Palavra, e controla tudo com a força do Seu poder. Em Ex 14:31 diz que o povo de Israel temeu ao Senhor, após Ele ter aberto o mar para dar livramento a seu povo, e depois o mesmo Deus que abriu o mar, o fechou para eliminar seus inimigos. Em Mc 4:35-41, Jesus apazigua a tempestade dando ordem ao mar e ao vento, e seus discípulos "com grande temor diziam uns aos outros: Mas quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?" (v.41). É preciso conhecer a Sua grandeza, para que possamos teme-Lo, por isso as vezes Deus levanta uma grande tempestades em nossas vidas. Outra maneira além da experiência própria, é conhecer a Sua grandeza pela Palavra, encontramos nas Sagradas Escrituras, vários acontecimentos que constatam que Deus é TODO PODEROSO! Que Ele é o que é, eterno, maravilhoso, onisciente, onipotente, onipresente...Precisamos buscar conhecer mais a Deus através da meditação da Sua Palavra...porém, percebi, que muitos conhecem a grandeza de Deus, e não O teme, pois é necessário além de conhecer a Palavra, vivê-la, praticá-la, obedecê-la...A obediência à Palavra é essencial para uma vida de temor!
Sabendo que Deus é Santo e abomina o pecado, aquele que O teme não vive uma  vida de pecado, e ainda que ele venha a pecar, ele se humilha ao Deus que teme, e em 1Jo 1 diz que temos um Advogado que intercede por nós ao Pai, e que o sangue dEle nos purifica de TODO o pecado! É impossível temer a Deus e não viver em santificação.
Na bíblia encontramos vários exemplos de pessoas que conservaram o temor a Deus, Abraão, Jó, Enoque, Noé, Moisés, Daniel, Davi, Paulo... e também encontramos os que não conservaram, como Sansão, Saul, Demas (que por amar o mundo deixou Deus), vários reis... mas vou escolher apenas dois personagens: Sansão e Abraão!

1) Sansão
Nasceu numa época em que o povo de Israel vivia sob o jugo dos filisteus, por consequência da sua maldade e desobediência ao Senhor (Jz 13). E o Anjo do Senhor aparece a esposa de Manoá e fala de um filho que ela geraria mesmo sendo estéril, e junto com a promessa, o Anjo dá algumas ordens, instruções para serem obedecidas (v. 3-5). E a mãe contou a Manoá, seu esposo, que falou ao Anjo " Cumpram -se as tuas palavras, mas qual será o modo de viver e serviço do menino?" Que versículo lindo, fica claro aqui que Manoá temia a Deus, ele recebe uma promessa, mas pergunta a Deus, como deve agir.
Sansão nasce num contexto de temor, porém não conservou esse temor. Ele quebrou o pacto com Deus,  e começou a transgredir Seus mandamentos, se envolvendo com mulheres estranhas, de outras nações, fez coisas que um nazireu não podia, como tocar em corpo morto (Nm 6:4). Dalila insiste até que Sansão cede, assim é o inimigo das nossas almas, ele insiste para pecarmos contra Deus, e para não cedermos, é preciso conservarmos o temor do Senhor, através da comunhão e obediência. Por falar em comunhão e obediência, vamos falar do segundo personagem escolhido...

2) Abraão
Deus o chamou de "meu amigo"... aprendemos com Abraão a obedecermos pela fé, a conservarmos o temor a Deus. Ele saiu da sua terra sem saber para onde ia, obedecendo ao chamado de Deus. Deus tinha segredos com Abraão, pois no Sl 25:14 diz que " O segredo do Senhor, é para os que O teme e Ele lhes fará saber o Seu concerto". Em Gn 18:17 O Senhor diz: "Ocultaria Eu a Abraão o que faço?" e Deus revelou as coisas que aconteceriam em Sodoma e Gomorra. Que privilégio ter essa intimidade com Deus! É bom ter segredos com Ele!
Outro exemplo de obediência, foi quando Deus provou a Abraão, o mandando oferecer em sacrifício seu filho Isaque, aprendemos que RENÚNCIA e OBEDIÊNCIA, são atitudes dos que temem a Deus. E Deus disse: "... Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhes faça nada, porquanto agora sei que TEMES a DEUS e NÃO ME NEGASTE o teu filho, o teu único" Gn 22:12. É necessário oferecer a Deus o nosso Isaque, qual é o seu Isaque? Deus está em primeiro lugar na sua vida?
Abraão conservou o temor do Senhor e alcançou não só as promessas, mas também uma vida de plena comunhão e intimidade com Deus.

Conservar o temor nos faz alcançar as promessas e desfrutar da comunhão e intimidade com Deus! Deus quer nos contar os Seus segredos!

"Ensina-me Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade, une o meu coração ao temor do teu nome" Sl 86:11

Que Deus em Cristo te abençoe!
Andréa C.Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...